HISTÓRIA
Olá. Muito obrigado por visitar meu site: Abaixo deste breve resumo, preparei uma linha do tempo para que você possa conhecer melhor a minha trajetória profissional. Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo MTB: 49945/SP), radialista profissional (DRT: 24086) e atuo como comunicador desde 1999. Atualmente, sou narrador esportivo das Rádios Bandeirantes, Bradesco Esportes FM, Web Rádio Master Esporte e narrador convidado do canal Band Sports e, também trabalho como apresentador de eventos em geral. Sou Celebrante de Casamentos e Mestre de Cerimônias em bailes de debutantes, bailes de gala, formaturas, premiações, eventos corporativos, lançamentos de produtos, congressos e solenidades.
-
2016 – A Olimpíada do Rio de Janeiro já está marcada na história como um dos maiores eventos de todos os tempos. Narrei pela Record News, grandes emoções das mais diversas modalidades como futebol, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, boxe, natação, atletismo, canoagem, tiro com arco, hipismo, triatlo, maratona aquática, badminton, polo aquático, saltos ornamentais, ciclismo, rugby, tênis, tênis de mesa, etc…). Obrigado à todo o time da Record News pelo suporte ao longo de tantas horas de transmissões.
-
2015/2016 – Há alguns anos, já realizava trabalhos como apresentador de eventos em geral e, 2015, marcou a entrada de vez nesse mercado. Buscando especialização junto a profissionais que são referência na área, passei a atuar como Celebrante de Casamentos e Mestre de Cerimônias em eventos corporativos, colações de grau, bailes de debutantes, bailes de gala, premiações, convenções, lançamentos, etc. Agradecimento aos profissionais Sidney Botelho, Fábio Vieira e Evaldo Castilho pelo suporte fornecido.
-
2015 – Em junho, à convite do editor executivo de esportes do Grupo Bandeirantes de Rádio, Bernardo Ramos, passei a transmitir jogos como narrador convidado pelas rádios Bradesco Esportes FM e Bandeirantes. Agradecimento aos amigos Fábio Piperno (Foto) e Murilo Borges pela recomendação. Também como narrador convidado, ainda em 2015, passei a transmitir eventos esportivos como tênis, futebol, vôlei, atletismo, motocross, entre outros, pelo canal Band Sports.
-
2013/2015 – O período no Sports Plus/Sky foi extremamente importante, com narrações de jogos da Uefa Champions League, Campeonato Espanhol, Eliminatórias para Copa do Mundo, NBA, Euroleague, Atp’s 500 de Tênis, Torneio de Roland Garros, NRL (Rugby) e Campeonato Mundial de Beisebol. Foi um período em que firmei algumas expressões que repercutiram positivamente com os assinantes do canal e que sigo utilizando em minhas transmissões como: “É DISSO QUE FALAMOS”, “NINGÚEM DORME”, “JOGADA MAIÚSCULA”, “TEM QUE APLAUDIR”, “UOUUUUU” e “TEM GOOOOOL”.
-
2014 – Esse ano marcou o retorno às transmissões esportivas pelo rádio. Em parceria com o amigo Alex Ricardo, no melhor som da internet, na Web Rádio Master Esporte que transmite jogos das equipes do Grande ABC, dos times da Capital Paulista e do Santos FC. Um projeto desenvolvido por quem conhece muito do assunto e que já se tornou referência entre as web-rádios do Brasil. Prova disso, é que emissoras de todos o país, solicitam em diversas jornadas esportivas, autorização para retransmitir o som da Master.
-
2012 – Ainda neste ano, ao voltar da cobertura olímpica, fui convidado pela Sky Brasil, para integrar definitivamente sua equipe de transmissões esportivas. (Desde 2010, já atuava como narrador convidado nessas transmissões). Agradecimento especial aos amigos Maurício Bonato e Odinei Ribeiro pela recomendação do meu trabalho à esse projeto que, no início de 2013, culminou com o lançamento do canal Sports Plus.
-
2012 – Novo projeto da Editora Abril. Na Vila Placar, foi a vez revezar as narrações das principais modalidades esportivas do mundo com o amigo Nivaldo Prieto durante os JOGOS OLÍMPICOS de Londres. Um local destinado à brasileiros que moram ou estavam à passeio em Londres e puderam acompanhar os principais momentos de nosso país na Olimpíada, em transmissões feitas com narrações em português.
-
2011 – Com o convite da L2M Produções, comandada pelos queridos Léo Lucas e Marcão Jr, foi a vez de atuar em um projeto diferente que me proporcionou a possibilidade de narrar muito mais modalidades como tênis, vôlei, basquete, handebol, futsal, fut. Society e muito futebol de base na TV Corinthians, além de cobrir alguns jogos da Seleção Brasileira, como o amistoso com a França, em Paris, para o projeto Repórter Vivo.
-
2010 – A convite do narrador Nivaldo Prieto, veio a oportunidade de viajar para trabalhar em minha primeira COPA DO MUNDO. Foi em Cape Town, na África do Sul, onde dividi as narrações dos jogos na Casa Placar, projeto da Editora Abril, com um grande profissional: Maurício Bonato. Os comentaristas das transmissões foram Carlos Alberto Torres, Ricardo Rocha e Sérgio Xavier.
-
2009 – Léo Lucas partiu para um novo projeto e assim, além de seguir como narrador dos eventos esportivos, assumi também a função de coordenador de esportes da Rede TV Mais e passei a apresentar o programa Esporte + e o jornal diário J+. Também participei de coberturas de carnaval, eleições e eventos em geral.
-
2008 – A partir deste ano, veio a decisão definitiva de focar a carreira nas funções de NARRADOR e APRESENTADOR. Neste mesmo ano, a convite do sempre competente e amigo Léo Lucas, vieram as primeiras narrações em televisão, na TV MAIS ABC, situada em Santo André. Após sete meses de narrações como freelancer, fui contratado pela Rede TV Mais, me despedindo assim da equipe de esportes da Rádio Record.
-
2007 – Conciliando com as atividades da Rádio Record, também passei a narrar jogos para a Rádio ABC de Santo André e Rádio Oceânica de Caraguatatuba após convites dos amigos Uelson Kalinovski e Oscar Oliveira, respectivamente. Neste ano, tive a honra de transmitir a final da Copa Libertadores entre Grêmio x Boca Júniors no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
-
2005 – Houve troca no comando da equipe de esportes da Rádio Record e fui selecionado para permanecer no novo projeto. Ainda neste ano, algumas participações no programa Golaço da Rede Mulher, apresentado por Milton Neves. Em 2006, a entrevista que não pode faltar na carreira de um jornalista esportivo. Rei Pelé, o maior de todos os tempos!
-
2004 – Após entregar alguns “pilotos” com gravações para emissoras de rádio de São Paulo, em janeiro de 2004, surgiu o convite do querido e saudoso Fiori Giglioti, o Locutor da Torcida Brasileira, para cobrir férias em janeiro daquele ano como repórter, narrador e apresentador da Rádio Record, 1000 AM. No fim desse período de um mês, a convite do próprio Mestre Fiori, passei a fazer parte da equipe de esportes da emissora. “AGUENTA CORAÇÃO”!!!
-
2002 – Ingressei na Faculdade de Jornalismo no IMES, atualmente USCS (Universidade de São Caetano do Sul). Para cobrir os custos da vida de universitário, passei a trabalhar como freelancer na Rádio ABC aos fins de semana e na área de vendas durante a semana.
-
2001 – Aos 18 anos, fui contratado pela Rádio ABC de Santo André, 1570 AM, para trabalhar como repórter, apresentador e produtor. A cobertura como repórter do acesso do Santo André para a principal divisão do Campeonato Paulista foi emocionante. Estive em todos os jogos do returno até o dia da conquista da vaga no estádio Bruno José Daniel, em jogo contra o Ituano. Neste mesmo ano, concluí o curso de formação profissional para Radialistas na Radioficina.
-
2000 – Repórter e produtor da Santos Rádio Show. Primeira Web Rádio Rádio do Brasil, voltada para transmissões de jogos de um clube de futebol. O primeiro contato com a narração foi nesse projeto. Ainda em 2000, trabalhei em narrações do STI (Sistema de Transmissão Integrada). Projeto comandado pelo incentivador de várias carreiras, Jota Alves e voltado para transmissões de jogos das equipes do ABC Paulista e Capital. Pelo STI, tive a oportunidade de narrar a final da Copa João Havelange, entre Vasco x São Caetano, em pleno Maracanã, aos 17 anos.
-
1999 – O primeiro trabalho. Equipe Bola de Ouro comandada pelo saudoso Gaspar Luis na Rádio Cultura de Mogi Mirim. Repórter setorista dos clubes de São Paulo e repórter em transmissões, acompanhando tudo o que envolvia a presença do público nos estádios. Após alguns meses, passei a fazer “posto”, acompanhamento de alguns jogos, informando os principais lances, direto da cabine de transmissão, nos estádios.
-
1999 – Em visita aos estúdios da Rádio Globo/SP, a certeza de que eu queria trabalhar com comunicação e o sonho inicial foi o rádio, após acompanhar o apresentador Maércio Ramos, o grande “Morcegão”, fazendo a abertura do programa Agito Geral dizendo: “Oito da noite, mais dois minutos… E aí, como vai, tááá tudo bem?”. Maércio sempre foi um amigo dos bons e é um excepcional comunicador.